terça-feira, 18 de março de 2014

Livros Imperdíveis

Acho alguma piada às listas de livros tidos como must reads ou imperdíveis. Gosto de consultá-las e contar os livros que li e aqueles que estão nas minhas estantes à espera da sua vez para serem devorados. Faço-o um pouco na desportiva e sem qualquer obsessão por tentar alcançar um dado patamar para que me possa considerar mais realizada. 


Já consultei algumas, inclusivamente uma que fazia referência aos 1 000 livros que toda a gente deveria ler ao longo da sua vida, mas são as da BBC que acabam por despertar o meu interesse. Verdade seja dita, há livros que constam em qualquer lista deste estilo (especialmente clássicos como Hamlet, O Conde de Monte Cristo e, pelo menos, uma obra de Jane Austen e outra de uma das irmãs Brönte), mas não deixo de ficar algo surpreendida com os critérios segundos os quais essas obras são escolhidas. Aliás, poder-se-ia dizer que são algo falaciosos, na medida em que há uma clara tendência para que a lista se encontre predominantemente composta por obras anglo-saxónicas e para que certos autores sejam sempre mencionados (até parece que não havia mais nenhum que valesse a pena referir!). 

Claro que este tipo de listas acabam sempre por ter um escopo algo limitado. É bastante difícil selecionar apenas 100 livros de entre a miríade de obras e de autores espalhados pelo mundo que, sem dúvida, valerão a pena conhecer. No entanto, é preciso ter em conta que o facto de esses livros constarem numa lista deste género não significar que sejam obras de que toda a gente goste. Aliás, qualquer livro é passível de críticas e haverá sempre quem tenha algo a apontar de menos positivo.

No entanto, e tal como referi anteriormente, até gosto da lista da BBC. Apesar de reunir muitos autores e obras de língua inglesa, inclui livros de outros países e parece-me que, no geral, estamos perante obras perfeitamente acessíveis e que despertariam o interesse de qualquer pessoa, dada a variedade de géneros e épocas.  Podem consultá-la neste link e ver quantos livros é que já leram :) 

De acordo com o que consta no topo da lista, a BBC "pensa" que a maioria das pessoas apenas leu 6 dos livros que constam na sua lista, mas entre utilizadores do Goodreads essa média sobre para os 23.


Fiquei satisfeita com o facto de já ter lido sensivelmente  1/4 da lista e de ter na minha estante outros 6 livros que ainda estão por ler. 

O que é que acham deste tipo de lista? Despertavam-vos alguma curiosidade ou não gostam de consultá-las?

Até ao próximo post e boas leituras :)

11 comentários:

Jose disse...

Também tenho alguns dessa lista na wishlist. O meu resultado foi 22 livros (23 se contarmos com que apenas li o primeiro volume do The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, que detestei) :)

Ana Costa disse...

Lol era assim tão mau?? Por acaso tinha alguma curiosidade em relação a esses livros mas realmente as críticas são um pouco mistas ...

Jose disse...

Achei o argumento demasiado nonsense... À parte um ou outro pormenor, já só queria despachar esse livro :/

Ana Costa disse...

Hmm então acho que vou tentar arranjar o primeiro em ebook para ver o que acho ... Assim não gasto dinheiro caso o livro não seja lá muito bom

Jose disse...

Por acaso também li em ebook xD

Catarina R. disse...

Também li o Hitchhiker’s Guide to the Galaxy e dei-lhe 3 estrelas. Mais pelo início que estava a gostar bastante e a achar super divertido mas depois lá para o meio começou a descarrilar:P
Gosto muito da lista da BBC e inspiro-me nela para escolher leituras:P Já li 27 livros.
Outra lista que ando a ter em conta é a NPR Top 100 Sci-fi and Fantasy books. Beijos

Ana Costa disse...

Lol então também já estavas numa de prevenir para o caso de a coisa não correr bem ;)

Ainda hei-de dar uma hipótese à coisa. Já leste bastantes livros da lista Catarina, quem me dera já estar perto dos 30. Vou dar uma mirada nessa lista que referiste ;)

Bjs

Fiacha disse...

Viva,

Por estes lados deu 14 mas há ali alguns que ainda conto ler ehehe e sim estas listas valem o que valem :)

Bjs e boas leituras

paginasencadernadas disse...

Li 10 mas há mais uns quantos que quero ler :D

Jojo disse...

Não costumo ligar muito a essas listas se bem que há alguns livros que tenho curiosidade. Mas costuma ser mais pela sinopse e não pelo posto que ocupa na lista.

Beijinhos Ana*

Ana Costa disse...

Olá :)

Também vi vários na lista que espero ler nos próximos tempos ;) Mas sim, é como dizem, estas listas valem o que valem.

Eu confesso que às vezes conjugo as duas coisas; consulto as listas e se algo parece interessante, vejo a sinopse.

Bjs

Enviar um comentário